Associação Feminina das Servidoras Públicas do Brasil

A AFEMI nasceu de um ato público no ínicio de 1968 de funcionárias públicas da  Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, liderado pela Senhora DERCILA BASTOS, reivindicava re-enquadramento funcional junto à Assembléia Legislativa do Estado, apoiada pelo Deputado Estadual Dr.Antonio Pinheiro Junior, presidente da União dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo e o Sr.José Peres, figura representativa da Secretária da Educação Estadual, desta forma a Senhora Dercila Bastos passou a reunir mulheres servidoras públicas de todo o Brasil, cujos problemas em todos os lugares começaram pela falta de creches para seus filhos até a discriminação no ambiente de trabalho, onde eram preteridas para cargos de chefia em razão do preconceito da época.

Sempre visando uma preocupação em específico com a família e viabilizando grandes lutas a favor das mulheres mães, garantindo-lhes o respeito para que pudessem trabalhar, e a segurança para seus filhos, a Afemi  estabeleceu como necessidade pública, desde o final dos anos 60, o primeiro passo para a  criação de creches para filhos de funcionárias públicas em atividade da época.

Em conjunto com os governos vigentes, sempre realizou evento que propiciaram à sociedade, atrativos de lazer, shows, rodeios, bingos, chás beneficentes, parque  de Diversões, gerando ainda vagas para trabalho em cada evento.

Foi pioneira da realização do Concurso MISS FUNCIONÁRIA PÚBLICA, em homenagem ao Dia Do Funcionário Público, estabelecendo laços entre vários Estados, apresentando  lindas moças que Representaram seus Estados, criando em torno do  funcionalismo público orgulho e Defesa para seu trabalho, o que hoje infelizmente  se encontra em níveis de total Desinteresse.

Com seu crescimento e estabilização,  criou o 1º Supletivo Da época, no Prédio Martinelli no 15º andar na  região central de São Paulo, Enfatizando a necessidade de se vincular a educação  para melhor desempenho em Cada seguimento de trabalho, fazendo com que o funcionário pudesse obter promoções aos servidores passou a oferecer serviços de atendimento na área de saúde, ampliando cada vez mais suas atividades, trabalhando eficazmente através de parcerias para desta forma minimizar as carências médicas que há funcionalismo. Na parte assistencial a AFEMI realizou e realiza campanhas em benefício à população carente, angariando recursos e materiais tais como, brinquedos, agasalhos, Campanha da Fome, Campanhas Humanitárias, Doação de Sangue (Secretaria da Saúde do Estado) iniciada na antiga sede da entidade na Rua do Carmo, 44,Onde se iniciou as atividades voltadas à população carente relativa a doações De cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, tratamentos odontológicos e médicos E também através de parceria a Secretaria de Abastecimento e Agricultura que até hoje promove o Programa Leve Leite.

Fundou o JORNAL DA MULHER,bimestralmente, exclusivo para os servidores com pautas relacionadas à categoria e assuntos do dia a dia, um informativo gratuito de trabalho em benefício da Classe.

Mantém um DEPARTAMENTO JURÍDICO, que além de atender aos sócios da Entidade, também é extensivo à população carente dando condições para as Necessidades jurídicas da população. Viabilizou uma campanha nacional com Maurício de Souza e Correios, com a finalidade de promover o funcionalismo Público e reverter à verba da arrecadação para trabalhos institucionais.Buscando crescer em seus trabalhos assistenciais, apresentou ainda no Governo do Estado de São Paulo do então Governador Mario Covas, três Projetos integrados com a finalidade, sendo um para se criar o Centro para a Juventude e  um Programa para a  3ª idade e um centro de recreação para crianças carentes da periferia.Feiras de artesanato para arrecadar fundos, em beneficio de nosso Departamento Assistencial.

Tendo em vista a não obtenção de apoio juntos às solicitações referentes aos projetos, dedicou-se então a um novo projeto que enfatizava a inclusão Social, voltado a crianças deficientes e carentes visando única e exclusivamente o aprender pelo brincar. Essas crianças não são filhos de servidores e sim crianças carentes da periferia da região de Vila Nova Cachoeirinha.

Após muita luta, conseguiu junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU um prédio em comodato na região norte de São Paulo, mais precisamente à Avenida Penha Brasil, nº 2651, para a implantação do PROJETO CRIA - CENTRO DE RECREAÇÃO INFANTIL DA AFEMI, que após a total reforma do prédio foi assumido pela AFEMI, teve na implantação o apoio da XEROX DO BRASIL que doou os equipamentos de cozinha, da YBEL EQUIPAMENTOS e também da CENTRAL DO DÍZIMO – PRÓ VIDA que supriu todas as necessidades de brinquedos especiais e equipamentos eletro-eletrônicos e playground completo.

A AFEMI hoje a única mantenedora para o desempenho e andamento do CRIA. Este trabalho esta registrado, no Conselho Municipal da Criança e Adolescente – CMDA,sob o nº 775.

Participou da Cerimônia de premiação do Concurso Criança e Cidadania, junto à Empresa de Correios e Telégrafos, Instituto Airton Senna e UNICEF, onde foi homenageada através de sua Presidente, pelos trabalhos prestados a comunidade.

Deu e dá apoio às atividades sociais, incentivando os CONSEG (região de São Miguel e Guarulhos) marcando sua representatividade em reuniões de comunidades de bairros nesse segmento de criação do CONSEG.

Realizou e realiza eventos em praças públicas e se destaca com um final de Semana dedicado ao Natal no Parque da Água Branca em São Paulo onde arrebatou milhares de crianças e familiares com shows, lazer, comidas típicas e com a presença surpreendente da decida de Papai Noel em um helicóptero com presente para a criançada.

Para Homenagear os Funcionários Públicos que mais se destacaram ao longo de suas carreiras a serviço da população a AFEMI  criou a MEDALHA BARTIRA (1ª Funcionária Pública conforme pesquisa), que juntamente com um Certificado Nominal é oferecido em grande evento a Autoridades que sempre nos prestigiam e apóiam tais como: Presidente, Governadores, Senadores, Prefeitos, Deputados, Vereadores, Secretários, Empresários e demais personalidades que se destacam nos Meios do Funcionalismo e Assistência Social.

 Após as Associações de Bairros, em suas atividades em promover e obter melhores condições de vida e lazer em seus direitos de cidadãos.

 Desde março de 1999, apresenta, o Projeto do PROGRAMA MOMENTOS, Elaborado para a TV – COMUNITÁRIA canal 14, com dois blocos, sendo uma destinada ao público infanto-juvenil, com a criação Escolinha da Professora Ifigênia, apresentações teatrais visita a parques temáticos e no outro bloco com entrevistas e variedades divulgação de restaurantes, profissionais da área de saúde, destacando-se a presença de artistas de todos os setores culturais e de lazer da atualidade, tudo com a finalidade de beneficiar o público. Um sucesso AFEMI. 

 Ampliou seu leque de atuação nos serviços prestados, ampliando assim a contratação de novos  funcionários e a abertura de novos empregos.

 Aprimorando seus trabalhos investiu em novas instalações e mantém em sua sede no bairro da Vila Mariana (Metrô Ana Rosa) Médicos Clinico  Geral, Geriatria, Ginecologista, Dermatologista, Oftalmologista e outros, além dos consultórios de Odontologia e Ortodontia e Departamento Jurídico,

Estético, Cursos para a 3ª idade e de Computação, sempre a disposição do Associado. Prêmio Quality Brasil - MERCOSUL – Homenagem a AFEMI Associação Feminina das Servidoras Públicas do Brasil, pelos serviços e benefícios realizados no decorrer de mais de 42 anos.

 

Todos esses trabalhos serviram-nos de estímulo para que a cada ano Iniciemos um novo projeto de implantação de atividade que possa Beneficiar ainda mais aos associados da AFEMI e a População. A mais de 42 anos de Serviços Prestados ao Servidor e seus Familiares.